Ontem num jantar de família, ao vir aquele velho e bom vinho, meu cunhado percebe que a rolha da garrafa era sintética e fala para mim:
- Sabia que a cortiça, que faz o material da rolha de vinho, está em extinção?
![]() |
Sobreiro |
Imediatamente respondi que não. E fiquei intrigado, assim que cheguei em casa pesquisei. Realmente a árvore que faz a cortiça, o Sobreiro, está em extinção. Mas esse não é o principal motivo do qual os vinhos apresentem outros tipos de rolhas, mas sim o fato da mão de obra especializada estar cada vez mais escassa, fazendo com que cada produtor aumente o preço da cortiça (cerca de 2 dólares por rolha!).
Então, com a cortiça mais cara, o mercado tem tentado outras alternativas para o vinho, mesmo que a rolha tradicional tenha sido até sempre considerada insubstituível por causa de sua renovabilidade e adequação à conservação dos vinhos nas garrafas.
![]() |
Rolha screwcap |
Uma das rolhas alternativas que tem agradado é a screwcap (ou cápsula de rosca). Há pesquisas neozelandenses que afirmam que sua durabilidade pode alcançar a da rolha de cortiça. Mas uma das maiores críticas a esse tipo de fechamento das garrafas de vinho é que faz perder a graça do ritual do saca-rolhas tão bem querido pelos amantes de vinho. Por enquanto, as vinículas que já adotam a screwcap, as mantém apenas para garrafas de vinho de entrada, ou seja, os mais baratos de toda a produção. Os vinhos superiores continuam com rolhas de cortiça natural.
![]() |
Rolha sintética |
E ainda há outra rolha alternativa: a sintética. Essa imita o formato e a cor das rolhas de cortiça, mas é feita de borracha ou plástico revestido de silicone. Porém, apesar de já estarmos encontrando vinhos diversos com o uso desse tipo de rolha, não há ainda estudos quanto a sua eficácia a longo prazo, mas nos primeiros 3 anos, parece ter vedação aprovada. O vinho que tomei era da Espanha, então é certo pensar que vinículas menos tradicionais da europa estejam adotando isso.
Se essa rolha sintética funcionar a longo prazo, pode ser a melhor opção para substituir a de cortiça, já que com ela, o ritual tão tradicional de abrir a garrafa de vinho com um saca-rolha não será abolido.
Você já conhecia essas duas versões alternativas para a rolha de cortiça dos vinhos? Não? Pelo menos vai dar uma de entendido agora. This is what being geek is all about.
Rolhas de Cortiça! They are NOT everywhere!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!
Volte Sempre!
Que a força com vocês estejam!