Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

[Análise] Game of Thrones: "Two Swords"

Jaime, você chegou tarde demais cara


Olá pessoal! Mais uma temporada de Game of Thrones começando e eu aqui retornando pra tirar poeira do blog. É meio chato ficar falando disso quase toda vez que posto algo aqui, mas realmente gostaria de ter postado mais nesse hiato entre temporadas, mas acabei mudando de curso do último ano pra cá e acabei tendo pouco tempo pra outras coisas. Mas sempre que Game of Thrones retorna eu fico empolgado pra blogar, então quem sabe eu posto mais?


Lista de Reprodução


Enfim, vamos ao que interessa.  Na última análise que fiz, de "Mhysa", último episódio da 3ª temporada do qual adjetivei de "mesquinho" eu mostrei que a série nos deixou um caminhão de perguntas não respondidas. Por favor olhe o link acima, está no 3º parágrafo do post. Leu? Pronto. Como pode ver, quase nenhuma foi respondida, e as que foram de fato respondidas, não têm lá muito peso na história. Então você deve ter ligado os pontos e previsto que só me resta a dizer que a premiere da quarta temporada também foi uma mesquinharia geral.

QUASE.

Imagine uma engrenagem, agora imagine que essa engrenagem tá sem óleo a muito tempo e alguém forçou forçou forçou até movê-la somente 1 centímetro. Foi o que aconteceu nesse episódio de abertura se você figurar a engrenagem como a série por inteiro e a força que a moveu  a única exceção do episódio que possibilitou que a engrenagem da série continuasse rodando. "Arya e o Cão foi a exceção!" você com certeza deve estar pensando.

QUASE.

Na verdade era pra dizer "não" mas não perdi a oportunidade pra fazer uma piada. A exceção que fez a série ir pra frente nessa premiere se chama Oberyn Martell, aquele novo personagem boa pinta que chegou desfilando na sapucaí como se fosse mestre de bateria. O cara simplesmente chegou em Porto Real tocando o puteiro (literalmente) e nem com o exército ele estava pra se sentir assim tão prepotente, isso mostra que ele é de fato, prepotente. Ele deixou seu ódio pelos Lannisters escrito na testa ao repudiar um soldado cantando "The Rains of Castamere" no bordel e chega depois a ameaçar Tywin para seu filho, Tyrion, por achar ele o responsável de mandar o Montanha estuprar e assassinar friamente sua irmã e filhos. Aliás, gravem esse rapaz, o Montanha é o Gregor Clegane, irmão do Cão que anda com Arya, já este se chama Sandor Clegane. O personagem do Montanha foi meio que negligenciado pela série, lá na primeira temporada apareceu numa competição de Justa contra Loras Tyrell (sim, o homossexual), em que acaba perdendo pro cavaleiro das flores e descontando a raiva cortando a cabeça do próprio cavalo. Na segunda temporada, mudaram o ator e ele tá parecendo o Tropeço da Família Adams tomando conta de Harrenhall, onde Arya, Gendry e Torta Quente passaram por mal bocados vendo toda aquela tortura sendo realizada contra os presos. Talvez agora isso refresque sua memória do porquê o Montanha ser uma pessoa tão ruim para ser constantemente mencionada (ele até está na lista de morte de Arya) e também do porquê Oberyn mencionar o nome dele (confiram uma imagem dos 3 atores no apêndice do post, lá em baixo).

"Diga a seu pai que os Lannisters não são os únicos que pagam suas dívidas."
- Oberyn Martell

Agora tenha absoluta certeza que Oberyn e o Montanha vão travar uma das melhores lutas do seriado, pois mudaram novamente o ator do Montanha e o cara tá fazendo juz ao título. Voltando a Oberyn, ele agora representa a ameaça mais real a Porto Real, logo, ao trono de Joffrey. Pausa para os fatos: Nenhum dos nossos amados Starks têm força pra reivindicar alguma coisa, Sansa só fica choramingando como sempre, Arya sendo levada pela maré, Jon na Muralha, Bran viajando pra Muralha, Robb, Catelyn, Ned e muitos de seus aliados todos mortos. Stannis ficou muito fraco depois da derrota em Blackwater. Os Selvagens vão demorar pelo menos a temporada inteira ou mais pra se tornarem uma ameaça, pois são importantes demais pra aparecerem e mudarem toda a trama que já está montada, não é assim que as coisas funcionam. E Daenerys... está em outro continente, ainda recrutando voluntários para sua causa.

Dessa forma Oberyn chegou pra dar um mojo depois dos eventos do Casamento Vermelho. Robb ia bater de frente com os Lannisters e depois daquele episódio, as coisas esfriaram. Agora o príncipe anda a torto e a direito em Porto Real procurando por vingança. Eu quero acreditar que ele sabe como o jogo funciona, mas fico em dúvida no momento em que ele aparece escancarando seus planos para os seus inimigos. É impulsivo, pouco inteligente, mas não pode-se dizer que não tem atitude. Espero que ele possa cumprir toda essa bossa que colocou em jogo. Outra coisa peculiar a seu respeito é que desde o seu primeiro aparecimento a série já se preocupou em mostrar que ele é bissexual, numa cena em que ele e sua amante bastarda Ellaria cumprem as cotas de peitolas e bumbuns que já é uma marca registrada da série. Falando nisso, se você tinha esperanças que um dia a putaria acabasse eu digo, sabe de naaaada, inocente! Agora a série contratou uma penca de atrizes pornô pro seriado, então a coisa ainda vai pegar fogo! (Aqui eu penso, minha nossa, se eles já fizeram tudo isso SEM atrizes pornô no seriado, e agora como vai ser COM?).

Foi triste lembrar que Tyrion temporada passada saiu com o rabo entre as pernas quando pede ao pai que o deixasse assumir o Rochedo Casterly, o duende foi humilhado e Tywin deixou claro o quanto o odiava por matar sua mulher devido a complicações do parto. Neste episódio vimos o Leão entregar o Castelo de bandeja para Jaime, ainda recebendo uma espada de aço valiriano de mimo, mas o Regicida recusou prontamente.

Estranho eu só comentar o começo do episódio agora, mais especificamente o prólogo após o resumo da série até então. Mas acho que não precisamos ir cronologicamente, e sim pelos fatos mais importantes. O prólogo foi outra coisa bastante interessante, mostrando que o Lord Tywin é prático e ainda conta com um pouco de superstição. Ao som de The Rains of Castamere, revelando a soberania dos Lannisters no presente momento, Tywin joga a pelagem de Vento Cinzento no fogo e manda Gelo, a espada de aço valiriano de Ned Stark, para o melhor ferreiro derretê-la e moldar com ela duas espadas, da qual uma entrega a Jaime posteriormente numa reunião revelando seus planos para manter seu filho mais velho tomando conta do Rochedo Casterly, já que Jaime perdeu a mão e não devia mais se manter na guarda real. Se você acha que Jaime negou o pedido do pai porque seu orgulho de guerreiro iria ser manchado você realmente não conhece Jaime. Ele é dissimulado, e já fez isso jogando Bran pela janela, trocando farpas com Ned lá na primeira temporada, enganou Brienne quando estava sendo escoltado roubando uma de suas espadas, perdeu uma mão tentando livrá-la de um estupro enquanto tentava convencer os Boltons de que estes ganhariam muito dinheiro, e o mais importante, enganou um Rei matando-o pelas costas ganhando o título de o Regicida. E nem adicionei outra coisa tão importante quanto esta última, porque essa coisa é o motivo dele ter negado o pedido de assumir o Rochedo Casterly: Cercei.


Ele não tem um caso com Cercei, eles SE AMAM. Algumas pessoas esquecem disso. Cercei virou uma completa bitch depois que Jaime foi capturado, culpando ele mesmo pelo o que ocorreu. "Você chegou tarde demais". É até irônico, Jaime vai ter que ficar na guarda real com uma mão ao passo que ela está prometida a Loras Tyrell. Ela ainda brinca de causar ciúmes nele, falando que o Maester Qyburn (encontrado por Robb em Harrenhall na temporada anterior) é um homem com muitas habilidades. Isso pode ser uma deixa para que ele apareça como mais um espião na teia de informações de Cercei por Porto Real, que já estava em pleno funcionamento, fato que comento mais adiante.

Jon Snow aparece totalmente recuperado das 3 flechadas do amor de Ygritte, das quais Tormund revela o que eu já tinha dito aqui, se ela quisesse matar Jon, ela teria matado. Jon revela para uma reunião do conselho todos os planos de Mance Raider, como e onde ele vai atacar, e também revelou suas alianças, como as tribos dos canibais Thenn e até gigantes. No conselho vemos Thorne, o decrépido que toma conta dos novatos na Muralha, Maester Aemon, o Tataravó de Daenerys (sim o que torna dele um Targaryen, mas pouco importa pois é juramentado à Muralha) e Slynt, o assassino de bebês que foi exilado por Tyrion lá na segunda temporada, sendo obrigado a vestir o manto negro (veja quem é quem no apêndice). 

"Dona Daenerys! Professor Daario!
Que milagre o senhor por aqui. Vim lhe trazer este humilde presente.
Oh! São lindas! Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?
Não seria muito incômodo?
Oh mas é claro que não! Entre! Depois da senhora."

Daenerys ainda continua em sua jornada de conquista/libertação (?) de escravos pelo continente de Essos, e aparece com os dragões mais grandinhos (ela está começando a perder o controle sobre eles?) e com um exército grandioso e totalmente fiel, assim como seus seguidores. Nada muito diferente do que a gente tenha visto desde a morte de Khal Drogo em diante. A grande novidade em sua trama foi a mudança do ator que interpretava Daario Naharis, em cenas que pareciam querer começar do zero o que era o personagem na temporada anterior (caso não lembrem de quem estou falando, confira a imagem no apêndice). Ele antes era meio afeminado, e não fazia um par ideal romântico a Daenerys, então a mudança foi bem vinda. O novo ator parece ter uma química melhor e aparece fazendo coisas banais como competir com o Verme quem segura sua arma por mais tempo para poder acompanhar Daenerys e entregando flores para ela no que deveria ser uma "reunião estratégica". Isso deu mais caráter ao personagem, coisa que com o outro ator não havia. 

Da ala das mesmices, contamos com Sansa ainda afetada pela morte de Catelyn e Robb, e se aventurando pela mata dos gordos creeps. Ainda contracena com Tyrion que tropeça em mostrar alguma solidariedade por ela, sem efeito. E ainda retornamos àquela balela entre ele e Shae, a ex-prostituta ciumenta. Parece que a série quer colocar ela em uma situação de perigo a força para que algo tenebroso aconteça. Ao menos temos um sutil indício de que o bicho vai pegar, pois logo após Shae sair dos aposentos, foi revelado que uma espiã de Cercei estava ouvindo tudo. Então esta aí, Tyrion vai andar em brasa quente num futuro próximo.

Até quando Sansa vai continuar sofrendo? Tyrion é o seu marido agora e é o único disposto a ajudá-la a superar suas perdas.

É interessante como Tyrion se torna por algumas vezes o alívio cômico da série, mas a série é inteligente ao ponto de nos colocar na ótica dele e não a de simplesmente ver um anão fazendo coisinhas engraçadinhas pros outros rirem. Receber uma comitiva do príncipe que já havia chegado horas antes e recusar putas por estar casado foram coisas que só o personagem dele mesmo pra nos fazer rir. Uma rápida, mas bela aparição foi a de Margaery, da qual conseguiu ficar mais bonita do que já era. Mas tomou nosso tempo com coisas banais como a escolha de um colar perfeito. Brienne surje desajeitada, para cobrar de Jaime o que prometeu a Catelyn sobre devolver as garotas Starks. Brienne realmente é uma pessoa fiel e honrada, e Jaime mais uma vez é dissimulado, mas com razão. Talvez seu jogo para evitar uma negação direta seja em virtude dele esconder um afeto pela moça. Ele diz um não querendo dizer sim, pois se preocupa em dizer o que ela quer não é possível e não porque ele não quer. Isso pode se traduzir em alguma coisa mais tarde. 

De todas as duplas que Arya já fez, essa é a melhor! Eu poderia ver uma série inteira só desses dois. O engraçado é que não tem lá algo muito sólido na história, eles estão somente viajando e arrumando confusão.

Por fim, a especialista em "roubar" o episódio para si: Arya, de longe minha predileta (bem ao lado de Tyrion). Também nenhuma novidade com os dois, ainda continuam chutando bundas pelo caminho (acredito que para Winterfell?). Lá eles encontram um grupo de Lannisters que haviam saqueado e destruído uma vila próxima, se aproveitando do que uma Taverna tinha a oferecer: galinhas, bebida e mulheres. Pra quem é jogador de D&D (RPG), sabe como toda aventura começa: numa taverna. É simbólico, nostálgico e respeitoso ver Game of Thrones colocar uma luta de taverna tão divertida e emocionante. E de tão bem feita tive um amigo que saiu da sala pra tomar um ar, ele tem um tique nervoso com pescoços sendo degolados hahahah. O Cão merecia outro apelido, algo que equiparasse ao seu irmão, Montanha, algo como Cachorro Louco, porque o que ele faz num ambiente fechado, daquele tamanho com uma broadsword não é fácil não, por isso os muitos chutes, socos, cabeçadas, empurrões e agarrões. Palmas para a equipe que montou toda essa coreografia, foi muito bem pensada. E finalmente, pudemos cortar o primeiro nome da lista de morte de Arya, Polliver, que ganhou a morte mais vingativa do seriado. Corta pra mim:
 
Joffrey
Cercei
Ilyn Payne
Cão de Caça
Polliver
Montanha


Foi fantástico ver Arya conseguindo seu desejado cavalo para viajar sozinha, recuperar Agulha presenteada por Jon e ter conseguido ficar longe do mal-cheiro do Cão. Vamos ver a que ponto essa relação chega, pois mais parecem pai e filha. Não creio que ela vai querer cortar o nome dele da lista, pelo menos não intencionalmente. 

O episódio começou devagar em virtude do banho de água fria que foi o Casamento Vermelho, mas nos deixou com um final "daquele jeito".  Alguns personagens estão num ritmo bom, crescente, enquanto outros como Daenerys e Jon sofrem em virtude de seus enredos serem "cartas na manga" da série, os dois são personagens que participarão de eventos preciosos em Westeros. É bom ter Jaime de volta a Porto Real e será interessante como ele vai ter que se virar para conseguir sobreviver. É importante prestar atenção nos eventos que se seguirão após a espiã de Cercei ouvir a conversa de Tyrion e Shae, pois os dois irmãos vem se atacando a muito tempo e Tyrion já até quase morreu por isso. O que não falta é assunto para a série tratar nessa temporada, só espero que deixem de poupar conteúdo e comecem logo!

Nota: 7,5


Preview do próximo episódio:





# Apêndice (Coisas Extras) #
Coisas que eu queria colocar no post mas não deu pra encaixar. 

Conan Stevens interpretou o Montanha na primeira temporada, Ian Whyte na segunda e Hafthor Bjornsson na quarta.

Maester Aemon, Allister Thorne e Janos Slynt

Daario Naharis era interpretado até então por Ed Skrein. Na quarta temporada, temos o Michiel Huisman no papel.

Esse casal do barulho vão aprontar altas confusões nas noites de domingo!!

Meuuu, como assim ela ficou ainda mais linda?!


Ok, vou ajudar o time das garotas também. Taí o novo e romântico Daarion Naharis.


Gostei do arco da Ygritte.

Daenerys totalmente fisgada!



Foi incrível mesmo depois de ouvir boatos temporadas atrás de que Jaime poderia ser seu pai devido ao "suposto" relacionamento incestuoso com Cercei, Joffrey não perdeu a oportunidade de ser um completo idiota com ele ao atestar que a guerra havia acabado.

Só para consolidar o que falei antes.


Ah e um lembrete:


Leia mais análises dos outros episódios de Game of Thrones clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!

Volte Sempre!

Que a força com vocês estejam!